Silenciosa, a hipertensão é uma doença que geralmente não apresenta sintomas, é uma grande inimiga da saúde do coração.
A casca das uvas roxas contém substâncias eficazes contra a hipertensão. Este estudo foi feito por uma equipe da Universidade do Rio de Janeiro.
A relação da uva com o coração sempre despertou curiosidade. Em 1979, um estudo feito em vários países relacionou a mortalidade por doenças nas artérias coronárias que irrigam o coração, com o vinho tinto. A pesquisa mostrou que quanto maior o consumo per capita de vinho menor a ocorrência de problemas coronários. O fenômeno ficou conhecido como o paradoxo francês, já que os franceses, apesar de comer muita gordura têm baixo índice de doenças cardíacas.
O responsável pelo feito seria o vinho, que reduziria o colesterol e agiria contra o acúmulo de gordura nos vasos que irrigam o órgão.
Mas ainda não havia sido estudada a ação do vinho contra a hipertensão. Há dois anos, observou-se testes que analisaram o poder das uvas com as quais se produzem vinhos e sucos.
Testou-se, em ratos, extratos da casca e da polpa da fruta. O da polpa não demonstrou nenhum efeito. O da casca teve um resultado surpreendente.
As cobaias foram separadas em dois grupos. Ambos foram induzidos a ter hipertensão arterial . Um grupo recebeu o tratamento com o extrato da casca da uva. Os que não foram tratados tiveram a pressão elevada de 120 para 200mmHg. A pressão do grupo que ingeriu o extrato não ultrapassou 150mmHg.
Agora, a equipe quer isolar a substância responsável pela ação anti-hipertensiva para transformá-la em remédio para quem sofre de hipertensão arterial e não bebe vinho terá uma alternativa, confere a pesquisa. É recomendada a ingestão de dois cálices de vinho tinto por dia. O estudo é visto com bons olhos pelo médico Décio Mion Jr., do Hospital das Clínicas de SP diz que a pesquisa aponta uma alternativa não baseada em remédios para tratar a hipertensão, acredita.
Fonte: Revista Isto É - edição 1643
0 Opniões dos leitores:
Postar um comentário